Redes sociais para quê?

Redes Sociais

Você se lembra que há alguns anos atrás um grupo de macaquinhos se separou em praticamente 3 grupos?

Um grupo evolui muito e originou os chimpanzés….o outro evolui ficou mais forte, robusto e originou os gorilas. O terceiro grupo, por alguma razão resolveu ir além dos limites conquistados pelos dois últimos, criando uma rede de comunicação, linguagem, ferramentas e foi apelidado de Homo Sapiens.

Hoje, você que pode ler, imaginar e pensar, é parte desta evolução. Você não pode lembrar do seu passado nas árvores, mas consegue ter um gosto de poucos anos atrás, quando trocar experiências com alguém distante significava viajar por dias, por exemplo. Quando nasci os primeiros telefones do Brasil completavam 100 anos. Uma manivela tinha que ser ativada que gerava uma corrente e pronto: você conseguia falar com uma telefonista. Ela ainda teria que intermediar a sua conexão com a outra pessoas na linha. Seus avós provavelmente ganharam um belo telefone de discagem ultra rápida, para época. A telefonista perdeu seu lugar, a autonomia de ligação entrou como regra. Cada número rodado em um aparelho de dois palmos, permitia um tempo de ansiedade até a ligação completar. Enquanto sua avó aguardava a ligação ouvia na vitrola um belo vinil do jazzista Glenn Miller.

Os anos passaram…….

Me lembro do primeiro celular que vi. Uma revolução. Agora podíamos falar de muitos lugares. Mas quase nenhum pegava direito. Se nós despontamos na evolução desenvolvendo a linguagem, ampliando a comunicação visual, imagine agora com o aperfeiçoamento dessa capacidade. Em um segundo conseguimos falar com outra pessoa do outro lado do mundo, ou até assistir um ídolo falando ao vivo de sua casa, pelo seu celular, como foi seu dia ou dando um conselho de vida.

A capacidade de distribuição de experiências e informações hoje vai jogar nós humanos em outro patamar. Antes para ser um guru da meditação era necessário morar com um mestre que lhe ensinasse. Amanhã você pode baixar no seu podcast o ultimo papo do Sadhguru. Anos de prática serão economizados para evoluir, desde que o cuidado sobre qual conteúdo poderá lhe influenciar. Ao mesmo tempo que temos uma possibilidade de elixir da informação boa, temos uma oportunidade de ter uma bomba de informações imbecis e desnecessárias que podem lhe influenciar mais do que imagina.

Evoluir é necessário e agora de forma mais dinâmica. As redes sociais podem contribuir muito com isso e a comunicação nunca foi tão refinada. Desfrute deste tempo moderno, com sabedoria, pois além de novo, tudo é muito rápido e potente.

O grupo dos antigos macacos caminha para uma nova era, um novo degrau da evolução. Em quantos grupos iremos nos dividir? Onde chegaremos? Quando vamos chegar ao ponto de alinhar nossa missão de evoluir cuidando do nosso planeta? De novo, so sei que nada sei……Se houvesse uma sugestão: Conecte se com quem pode lhe comunicar e agregar ao seu caminho até que todas essas questões estejam mais claras.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *