Orelha – Otoplastia

Sobre o procedimento

A otoplastia, também conhecida como cirurgia da orelha, tem o objetivo de corrigir o defeito popularmente chamado de “orelhas de abano”. O procedimento consiste na retirada do excesso de pele, ao mesmo tempo que se realiza o descolamento da mesma, esculpindo os relevos nessa região.

Como é a cirurgia?

A cirurgia é realizada por meio da remoção ou reposicionamento de cartilagem, com uma pequena incisão na orelha. A incisão será escondida dentro ou atrás da orelha. Assim, a cartilagem extra ou tecido mole que faz com que a orelha “fique para fora” será removida.

As dobras da orelha também podem ser recriadas. Para isso, será moldada a cartilagem com suturas permanentes ou raspagem da cartilagem. Algumas vezes, uma combinação de técnicas é necessária para se obter o resultado desejado.

Como devo me preparar para este procedimento?

A La Prát Clinic fornece todas as instruções pré-operatórias, responde a quaisquer perguntas que você possa ter, realiza um histórico clínico detalhado e um exame físico completo para determinar sua aptidão para a cirurgia. Após isso, basta seguir rigorosamente nossas recomendações para garantir os melhores resultados e minimizar a chance de complicações.

A realização da cirurgia e a recuperação

Geralmente o procedimento de cirurgia de orelha é realizado sob anestesia geral, ou anestesia local com sedação pode ser suficiente. Seja qual for o caso, será seguido o plano cirúrgico discutido com você previamente.

Medicamentos são administrados para o seu conforto durante o procedimento e, para sua segurança, vários monitores serão utilizados para verificar o seu coração, pressão arterial, pulso, e a quantidade de oxigênio no sangue. Realizado o procedimento você poderá ir para casa após um curto período de tempo.

Quanto tempo dura o resultado?

Os resultados da cirurgia da orelha são para a vida toda. Por isso, é de extrema importância que sejam seguidas todas as instruções de cuidados fornecidas a você. Também é preciso levar em consideração que o tempo de recuperação varia muito de indivíduo para indivíduo.

Riscos e limitações

Existem poucos riscos associados à cirurgia de orelha. Após o procedimento, é normal a orelha inchar, ficar sensível e apresentar vermelhidão, consequências que irão desaparecer com o tempo. De qualquer forma, é importante realizar o acompanhamento médico após o procedimento para garantir que você está no caminho certo para a recuperação.

Complicações possíveis em qualquer cirurgia:

• Hematoma ou seroma (acúmulo de sangue ou fluidos sob a pele que podem exigir a remoção)
• Infecção e sangramento
• Cicatriz
• Reações alérgicas

Riscos raros, mas associados à cirurgia de orelha:

• Cicatriz, embora a maioria das cicatrizes seja pequena, branca, e imperceptível
• Alterações na sensibilidade da pele em ou em torno das suas orelhas
• Sangramento ou infecção
• Assimetria no posicionamento de suas orelhas

Para minimizar os riscos, siga os conselhos e instruções fornecidos a você, antes e depois de sua cirurgia.

'