Abdominoplastia

Um abdome plano e firme é o que muitos de nós se esforçam para conseguir por meio de exercício físico e dieta. Algumas vezes estes métodos não são suficientes para alcançar este objetivo. Mesmo pessoas que não estão acima do peso podem desenvolver um abdome abaulado e flácido. As causas mais comuns disso são:

• Gravidez
• Idade (envelhecimento natural)
• Grandes variações de peso
• Hereditariedade
• Cirurgias prévias

A abdominoplastia é um procedimento cirúrgico que remove o excesso de gordura e pele do abdome e, na maioria dos casos, repara os músculos abdominais que estão separados e enfraquecidos, criando uma parede abdominal mais plana e firme. A remoção do excesso de pele e gordura pode ser associada à lipoaspiração de algumas áreas de gordura localizada.

Como é a cirurgia?

Nesse procedimento cirúrgico se remove a pele abdominal flácida e se apertam os músculos abdominais com suturas. Serão feitas marcações em seu abdome para indicar o local das incisões e a localização do umbigo, que será reposicionado. A incisão principal será logo acima do púbis, entre os ossos do quadril. Outra incisão é feita em torno de seu umbigo. Em uma mini abdominoplastia, será feita uma incisão menor.

A pele da parede abdominal será solta, em seguida, serão colocadas as suturas nos seus músculos abdominais para deixá-los mais firmes. Depois que os músculos abdominais forem suturados, remove-se o excesso de gordura por lipoaspiração ou outro método. O excesso de pele abdominal é então retirado.

Anestesia: medicações serão administradas para o seu conforto durante o procedimento cirúrgico. Normalmente, a anestesia é realizada com sedação associada à um bloqueio peridural. Você dormirá e não verá nada.

Resultado: a abdominoplastia resultará em um abdome mais plano, firme e com um contorno mais proporcional ao seu peso e corpo. Inicialmente, você não notará o resultado real devido ao edema (inchaço) e à sua incapacidade de ficar em pé totalmente ereta até a cicatrização interna estar completa. Com uma ou duas semanas você já deverá ficar em pé totalmente ereta e estará mais confiante com sua nova silhueta.

Recuperação: após a cirurgia, curativos serão aplicados em cima das incisões e seu abdome estará enrolado por faixas para minimizar o edema (inchaço) e sustentar os tecidos enquanto acontece a cicatrização. Um pequeno e fino tubo (dreno) ficará temporariamente posicionado embaixo da pele para evitar acúmulo de sangue ou líquido. Você será orientada(o) a evitar esforços físicos ou carregar peso por vários dias no pós-operatório. Nos primeiros dias, você andará um pouco curvada(o) e terá que dormir com a cabeceira da cama elevada para evitar tensão nos pontos internos e externos. O retorno às atividades normais será gradual sob orientação do cirurgião. Algumas áreas com falta de sensibilidade e discretamente endurecidas na região operada podem ocorrer e melhoram gradativamente nos meses que se seguem. Como o processo de cicatrização inicial leva cerca de 5 a 10 dias, os pontos só serão removidos após este período. O processo completo leva vários meses, sendo portanto necessário manter alguns cuidados específicos que serão orientados pelo seu cirurgião. As cicatrizes resultantes são permanentes e o resultado final dependerá da individualidade de cada paciente. Seguir as orientações corretamente é fundamental para o sucesso de sua cirurgia.

Como devo me preparar para este procedimento?

A La Prát Clinic fornece todas as instruções pré-operatórias, responde a quaisquer perguntas que você possa ter, realiza um histórico clínico detalhado e um exame físico completo para determinar sua aptidão para a cirurgia. Após isso, basta seguir rigorosamente nossas recomendações para garantir os melhores resultados e minimizar a chance de complicações.

A realização da cirurgia e a recuperação

Você e seu acompanhante receberão instruções detalhadas a respeito do seu tratamento pós-cirúrgico, incluindo informações sobre: drenos (se eles forem colocados), sintomas normais que você sentirá e quaisquer sinais potenciais de complicações.

A abdominoplastia não substitui um programa de exercícios físicos e não é utilizada para a perda de peso. Será discutido com você quanto tempo levará até que você possa voltar às suas atividade e trabalho mas, em geral, a recuperação leva de 10 a 15 dias afastado(a) de suas atividades.

Quanto tempo dura o resultado?

Apesar dos resultados da cirurgia serem tecnicamente pra sempre, a variação de peso significante após o procedimento pode comprometer os resultados. Raramente uma paciente operada de abdominoplastia consegue ganhar um abdome caído novamente, a menos que se esforce muito para isso com um estilo de vida ruim. É importante voltar ao consultório para acompanhamento, sempre que notar alguma alteração na área da cirurgia. Não hesite em nos contatar quando você tiver dúvidas ou preocupações.

Riscos e limitações

Felizmente não há complicações com frequência. Seus riscos específicos para a cirurgia serão discutidos durante a sua consulta.

Complicações possíveis em qualquer cirurgia:

• Hematoma ou seroma (acúmulo de sangue ou fluidos sob a pele que podem exigir a remoção)
• Infecção e sangramento
• Mudanças na sensação
• Cicatriz
• Resultados insatisfatórios que podem necessitar de procedimentos adicionais

Para minimizar os riscos, siga os conselhos e instruções fornecidos a você, antes e depois de sua cirurgia.

'