O misterioso TCM

Conheça o óleo que pode ser a gasolina para seus pensamentos, um bom aditivo para sua rotina e rendimento mental.

O QUE É TCM?

Triglicerídeos de cadeia média! Oi? Isso mesmo!! Ajudou? Bom, então vamos lá!

Triglicerídeo é simplesmente o termo técnico para gordura. Triglicerídeos têm dois propósitos principais – eles são transportados para as células e queimados para energia, ou, armazenados como gordura corporal. Os TCM, são triglicerídeos que contém de 6 a 12 carbonos. A maioria das gorduras em sua dieta é composta de ácidos graxos de cadeia longa, que contém 13 a 21 carbonos. Os ácidos graxos de cadeia curta possuem menos de 6 átomos de carbono. Em outras palavras, uma gordura de tamanho ideal para absorção. A gordura é nosso reservatório de energia e pode ser usada como combustível por alguns órgãos em determinadas situações; entre eles nosso cérebro. Os TCM são oxidados pelo fígado em corpos cetônicos que servem como uma fonte de energia alternativa.

 

COMO USAR?

Uma ideia é acordar em jejum e antes do projeto “ganhe sua manhã” (dedicar-se aos seus rituais de evolução), tome uma boa colherada de TCM da melhor maneira que preferir.

 

PREPARO:

No seu chá ou café coloque uma colher de sopa de TCM e bata no liquidificador (a dose do TCM pode variar de 5 a 70 ml dia, ainda sem muitos estudos e definições sobre doses).

 

BENEFÍCIOS:

– Reduzem apetite e aumentam saciedade

– Tem menor peso molecular, o que  permite sua completa absorção e metabolização mesmo com poucas enzimas pancreáticas e sais biliares.

– No fígado se transforma em combustível ao cérebro

– Talvez neuroprotetores

 

O QUE A CIÊNCIA DIZ?

Não há nenhum estudo conclusivo em pessoas saudáveis para o desenvolvimento mental até então. A maior parte dos estudos foram realizados em pessoas com déficit cognitivo ou com algum distúrbio funcional do cérebro. Acredita-se que um mecanismo chave do sucesso com TCM nestes casos seja a geração de cetonas, que fornecem às células do cérebro (neurônios e astrócitos) uma fonte de energia mais eficiente que a glicose.

Nos estados iniciais do Alzheimer o TCM ajudou a função e metabolismo dos neurônios em muitos estudos. Tudo nos leva a deduzir que esse tipo de gordura é muito útil para o cérebro mesmo em pessoas saudáveis e avatares mentais.

 

PONTOS IMPORTANTES:

– Não existem estudos e comprovação do uso em pessoas saudáveis para melhorar desenvolvimento e cognição.

– O efeito neuroprotetor ainda é uma hipótese.

– Segurança: os níveis de segurança e efeitos a longo prazo ainda são incertos, por isso sugiro fazer uso rotativo, use 2 meses e pare 2.

– Perceba quais efeitos o seu organismo sente ao invés de seguir qualquer receita.

– Não é necessário misturar com café, pode se fazer com um chá, água, smoothie ou suco.

– Ideal é combinar com uma boa dieta e no seu jejum para potencializar os efeitos (uma ótima ideia é consultar seu nutricionista).

– Os TCM ainda são mais caros que os óleos de côco embora para efeitos de absorção, combustíveis do cérebro e controle de apetite, nos parece que o TCM é bem superior ao óleo de coco.

– Em doses sem exagero o TCM não vai lhe engordar até porque estimula o controle do apetite.

 

Estes são os principais ácidos graxos de cadeia média:

C6: Ácido capróico ou ácido hexanóico.

C8: ácido caprílico ou ácido octanóico.

C10: ácido cáprico ou ácido decanóico.

C12: ácido láurico ou ácido dodecanóico.

Melhores do que ontem!!

 

REFERÊNCIAS:

1) Vandenberghe C1,2, Caffeine intake increases plasma ketones: an acute metabolic study in humans, Can J Physiol Pharmacol. 2017 Apr;95(4):455-458. doi: 10.1139/cjpp-2016-0338. Epub 2016 Nov 25.

2) Sharma A1, Role of Medium Chain Triglycerides (Axona®) in the Treatment of Mild to Moderate Alzheimer’s Disease, Am J Alzheimers Dis Other Demen. 2014 Aug;29(5):409-14. doi: 10.1177/1533317513518650. Epub 2014 Jan 9.

3) Aoyama T1, Research on the nutritional characteristics of medium-chain fatty acids. J Med Invest. 2007 Aug;54(3-4):385-8.

4) McCarty MF1, Ketosis may promote brain macroautophagy by activating Sirt1 and hypoxia-inducible factor-1. Med Hypotheses. 2015 Nov; 85(5):631-9. doi: 10.1016/j.mehy.2015.08.002. Epub 2015 Aug 10.

5) https://www.healthline.com/nutrition/mct-oil-101#section3

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *