5 combustíveis para o cérebro

Nossa exigência em produtividade é enorme. Mesmo que você não trabalhe, apenas com os estímulos modernos, luzes, propagandas, Tv, Celulares, grandes cidades, seu cérebro é exigido de forma exaustiva o tempo inteiro.  Explicando o cansaço após uma horinha de compras em um lugar lotado, ou um bom show em um estádio. Nossa exigência em produtividade é enorme. Mesmo que você não trabalhe, apenas com os estímulos modernos, luzes, propagandas, Tv, Celulares, grandes cidades, seu cérebro é exigido de forma exaustiva o tempo inteiro.  Explicando o cansaço após uma horinha de compras em um lugar lotado, ou um bom show em um estádio.

Aos avatares que se dedicam na evolução, existem suplementos que ajudam nossa mente produzir mais, entretanto a vida equilibrada com boa alimentação, descanso, meditação entre outros pilares importantes é sem dúvida muito mais essencial do que qualquer suplementação.

A ideia aqui é dar uma sugestão para que vocês pesquisem e conheçam as possibilidades do nosso mundo moderno. Muitas vezes a quem necessita de um apoio nutricional ao cérebro por uma fase específica. Lembrando que este é somente um “insight” do caminho e não uma prescrição. Para aqueles que desejam tomar algo, sugiro fazer com orientação de um bom profissional.

1) BACOPA MONNIERI
Bacopa monnieri , comumente referido como “Brahmi”, é uma erva rasteira encontrada na Índia e em países vizinhos onde cresce em manguezais úmidos até 1500 m de altitude. Tem sido tradicionalmente usado na medicina ayurvédica para tratar condições como febre, inflamação, dor, asma, epilepsia e declínio da memória. Acredita-se que os bacosídeos melhoram a transmissão dos impulsos nervosos, tem efeitos neuroprotetores e de melhora da memória. Alguns mecanismos como a ligação e a desintoxicação de íons metálicos, a eliminação de radicais livres ou no aumento da atividade antioxidante são sugeridos para este efeito. Muitos modelos em animais mostraram um efeito relaxante  nos vasos sanguineos, adaptogênicos, anti-inflamatórios, quelantes de íons metálicos e moduladores colinérgicos (como a huperzia, aumentando este neuro transmissor). Para os atletas da vida mental, pode ser um bom suplemento ao cérebro.

2) DHA
O ácido docosahexaenóico (DHA) é um dos primeiros suplementos que escolho para ajudar o bom funcionamento mental. O DHA, age como um anti inflamatório e reduz o estresse oxidativo. Em outras palavras, atua como uma proteção do nosso cérebro, para que o “tempo não o enferruje”.  Além disso, o DHA pode ser considerado um prebiótico, uma vez que melhora nossa flora intestinal, permitindo uma melhor absorção de nutrientes, impactando diretamente na nossa produção de neurotransmissores e com ação anti inflamatória.

3) VIMPOCETINA
Diversos estudos sugerem que a Vimpocetina pode melhorar a cognição e a memória. Suas ações incluem efeitos antiinflamatórios, antioxidantes, vasodilatadores, antiepilépticos e neuroprotetoras em condições experimentais. As observações sugerem que a Vimpocetina aumenta o fluxo cerebral e impede inflamação dos vasos e redução da agregação das plaquetas. Provocando então um aumento seletivo do fluxo e metabolismo cerebral. Utilizada mais em casos de degeneração Senil, ou pós doença vascular isquémica cerebral, e alguns casos como aumento do metabolismo para condições específicas.

4) MAGNÉSIO
O Aumento do magnésio no cérebro é capaz de ajudar as sinapses ou conexões entre os neurônios de curto prazo e potencializar as de longo prazo, melhorando o processo de memória e aprendizado, para “amarrarmos” melhor os conceitos.  Existem várias formas de magnésio e muitos não chegam ao cérebro. O Magnésio Treonato foi desenvolvido com o intuito de passar a barreira que isola o nosso sistema nervoso central e fazer o efeito como “Booster”cognitivo.

5) HUPERZINE (huperzina) 
É um alcalóide derivado de uma erva chinesa Huperzia Serrata, que inibe uma enzima chamada acetil colinesterase (AchE), que degrada acetil colina. Inibindo a sua degradação, causa um aumento deste neurotransmissor que é muito importante para o  processo de cognição e memória. Nos Eua é comercializado como suplementação cerebral para pessoas saudáveis que desejam melhorar a capacidade cognitiva.

Referências:
– Young JM1, Magnesium administration after experimental traumatic brain injury improves decision-making skills. Brain Res Bull. 2018 Mar 1;139:182-189.

-Vink R1, Magnesium in the CNS: recent advances and developments.Magnes Res. 2016 Mar 1;29(3):95-101.

-Sun GY1,  Docosahexaenoic acid (DHA): An essential nutrient and a nutraceutical for brain health and diseases. Prostaglandins Leukot Essent Fatty Acids. 2017 Mar 10.

– Ihl R1, Kretschmar C, [Nootropic drug evaluation for general practice].Nervenarzt. 1997 Nov;68(11):853-61.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *