10 passos para meditar

 

A meditação é uma jornada onde buscamos a calmaria, rumo ao silêncio. Qualquer atividade com a consciência no presente é uma forma de meditação. Nesse artigo trago 10 passos para você começar a meditar e ampliar a consciência. A meditação é um caminho para o crescimento e compreensão da vida, faça da prática meditativa um instrumento para a quietude, foco e autoconsciência.

10 passos para meditar:

1) Tudo que você precisa é sentar, fechar os olhos, manter a coluna reta e buscar trazer a consciência para o agora. (Evite deitar para não cochilar e perder o foco na prática meditativa)

2) Marque o tempo da sua prática, use aplicativos de alerta para manter um método na sua experiência de meditar. Um aplicativo interessante é o Insight Timer.

3) Testemunhe como você se sente, analise suas escolhas e suas inclinações, como você se sente em relação a esses pensamentos. (Quando estamos com a cabeça muito cheia, pode ser um tremendo desafio meditar, inclusive pode causar mais ansiedade)

4) Observe sua respiração, preste atenção à profundidade e velocidade.

5) Não se preocupe em fazer certo, deixe fluir e com o tempo vai ter mais consciência e controle na prática.

6) Não fuja dos seus sentimentos ou emoções. Quando o medo, ansiedade, emoções estiverem presentes, deixe que elas passem por você, não reprima a mente, a ideia é não se apegar a própria mente.

7) Não se identifique com barulhos, estímulos e interrupções. Imagine que você está do lado de fora se observando, pacífico e concentrado, sem ter a atenção roubada.

8) Tenha um horário para sua prática da meditação. O horário mais produtivo é pela manhã, onde temos uma sensibilidade maior para olhar pra dentro.

9) Comece devagar, não tenha pressa ou ansiedade por fazer tempos enormes de meditação. Primeiro faça 2 minutos, depois 5 minutos e ao longo das semanas vá aumentando.

10) Se você não tem tempo, pode meditar em inúmeros lugares de forma rápida e dinâmica. Não precisa parar e fechar os olhos. Tente buscar o presente e o agora, faça da respiração a ponte com o presente. Essa prática curta também traz diversos benefícios.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *